A Usina Hidrelétrica Monjolinho, construída no norte do Estado, nas divisas dos municípios de Nonoai e Faxinalzinho, iniciou nesta segunda (20/07) os testes de geração e deve entrar em operação comercial no final deste mês. Com capacidade prevista de 74 megawatts (MW), energia suficiente para suprir 2% da demanda do Rio Grande do Sul, a usina antecipa o cronograma inicial em três meses.
Os engenheiros usam a água do reservatório para testar o desempenho das duas turbinas. A previsão é de que até o final de julho entre em geração comercial a primeira turbina de 37 MW, e no começo de agosto, a segunda. A energia será canalizada para o Sistema Interligado Nacional por meio de uma linha de transmissão que ligará a usina à Subestação de Passo Fundo.
Com o início da geração, deve aumentar a arrecadação na região. Os quatro municípios abrangidos pela usina – Nonoai, Faxinalzinho, Benjamin Constant do Sul e Entre Rios do Sul – passarão a receber verbas como compensação financeira pela utilização dos recursos hídricos. Só com a usina, municípios como Nonoai terão arrecadação anual de R$ 280 mil.
(Zero Hora, 21/07/2009)