O prefeito José Fogaça apresenta hoje (21/07), o site do Projeto Integrado Socioambiental (Pisa). A coletiva acontece às 15h no Paço Municipal. A ferramenta é uma porta de entrada para o universo do Pisa, que tem o objetivo de ampliar a capacidade de tratamento de esgotos na cidade dos atuais 27% para 77%, até 2012, quando estiver concluído.
De arquitetura simples e visual agradável, o site contém a apresentação, a cronologia e o histórico do programa. Traz a versão completa em pdf dos editais e licitações a serem abertos, em andamento e em execução, bem como fotos das obras de lançamento da rede coletora de esgoto sanitário (cloacal). Também oferece links para as obras de drenagem urbana, viárias, de reassentamento das famílias moradoras em áreas de risco, e de desenvolvimento urbano.
Mapas mostram o percurso da rede que irá unir a Estação de Bombeamento de Esgotos (EBE) Ponta da Cadeia, onde são coletados os esgotos sanitários da região central da cidade, até a futura sede da Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) Serraria, na Zona Sul. No link Notícias estão disponíveis vídeos do programa e os textos publicados pela Comunicação Social da prefeitura.
Financiado com recursos da Caixa Econômica Federal, via Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e contrapartida da prefeitura, o Pisa é uma conjunção dos esforços de diversas secretarias e departamentos municipais, entre eles a SMGAE, o Dmae, DEP, Demhab e Dmlu. Trata-se da maior obra de saneamento já realizada na Capital e os seus efeitos serão de grande impacto ambiental, entre eles a recuperação progressiva da balneabilidade das praias do Lago Guaíba, em um prazo estimado de vinte anos. Está orçado em cerca de R$ 587 milhões de reais.
O lançamento do site ocorre no dia em que o Dmae, executor da obras de esgotamento sanitário do Pisa, recebe na Fiergs o Troféu Prata do Prêmio Qualidade RS. É o reconhecimento do Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade (PGQP) à consolidação do programa de gestão total implantado no departamento a partir de 2006. A Companhia Carris Porto-alegrense (Carris) também foi premiada nessa categoria.
(Prefeitura Municipal de Porto Alegre, 20/07/2009)