A Comissão Econômica das Nações Unidas para a Europa, Unece, anunciou que um mecanismo para medir a quantidade de fontes poluentes no continente entrará em vigor em outubro. "Pela medida, será possível monitorar, com mais precisão, indústrias que produzem gases que causam o efeito estufa. O protocolo também exige que cada empresa faça um relatório anual sobre a quantidade de poluentes.
De acordo com o documento, as indústrias serão obrigadas a fazer um relatório anual sobre a quantidade de certos poluentes lançados na atmosfera e tranferências para outras instalações. Toda a informação será colocada na internet.
Nova Ferramenta
O protocolo pretende funcionar como uma nova ferramenta para combater o aquecimento global na Europa. Segundo a Unece, nos últimos meses, vários países já lançaram parte das informações online entre eles Suíça, Espanha, Grã-Bretanha e Alemanha. A comissão espera agora que todos os 27 membros da União Europeia apresentem os primeiros relatórios anuais." O secretário-executivo da Unece, Jan Kubiš, disse que a medida é um passo histórico no avanço do acesso de informação pública sobre as fontes de poluição ambiental nos países europeus.
(Por Carla Fernandes, Rádio ONU / CarbonoBrasil, 17/07/2009)