Mais uma vez o corte de árvores volta a provocar reclamações em Santa Cruz. Na manhã dessa sexta-feira o aposentado Hildor Schuenke, morador da Rua Tiradentes, teve uma surpresa ao sair de casa. Segundo ele, três das quatro plantas que ficavam em sua calçada foram derrubadas. Detalhe: Schuenke diz que não havia solicitado remoção. “Há um ano eu tinha pedido que uma das árvores, que era mais frondosa, fosse cortada, pois estava prejudicando a calçada. Na época uma engenheira foi até lá e pediu para eu preservá-la”, disse. “Dias depois foi realizada uma poda e eu imaginei que estivesse tudo resolvido. Agora foram lá e cortaram justamente as três que não estavam atrapalhando.” Segundo ele, a Secretaria de Meio Ambiente informou que vai investigar o que aconteceu.
Também nessa sexta-feira, no fim da tarde, a Prefeitura divulgou nota dizendo que a Secretaria de Meio Ambiente e a Central de Serviço optaram pela proibição dessa atividade desempenhada por pessoas não cadastradas, pois estão preocupadas com mutilações das plantas. Segundo o texto, as podas serão feitas pela prestadora de serviços da AES Sul, a Conecta, nas árvores que estão embaixo da rede, ficando para a Central de Serviço as podas nas demais áreas. Empresas particulares e pessoas não credenciadas na Secretaria de Meio Ambiente estão proibidas de podar nas áreas de passeio público, ficando sujeitas às sanções previstas na lei e a multas, caso descumpram as determinações. A secretaria promete atuar fortemente na fiscalização.
Quem realizar podas dentro de suas propriedades particulares deverá transportar e dar correto fim ao material, não cabendo à Prefeitura o recolhimento, informa também a nota.
(Gazeta do Sul, 19/07/2009)