Estudantes, centrais sindicais, organizações populares, professores, e petroleiros participaram nesta quinta-feira (16/07), em Brasília, de uma marcha em defesa da Petrobras e do petróleo brasileiro. A passeata, intitulada "Em defesa do petróleo e da Petrobrás", saiu do Teatro Nacional, em frente a Catedral de Brasília, e seguiu até o prédio da estatal.
Os manifestantes reivindicavam a defesa do controle estatal e social das reservas de petróleo, a reestatização da empresa, o fim das concessões brasileiras de petróleo e gás, garantindo que os recursos gerados tenham destinação social. Até agora, nove estados já realizaram ações pedindo uma nova lei para o petróleo.
Participaram da ação entidades como a Federação Única dos Petroleiros (FUP), a Central Única ds Trabalhadores (CUT), a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), a Coordenação dos Movimentos Sociais (CMS) e o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). A ação abre o calendário de lutas aprovado pela Federação Única dos Petroleiros (FUP) e também integra as atividades do 51º Congresso da União Nacional dos Estudantes (Conune).
(Brasil de Fato, 16/07/2009)