O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, confirmou nesta quinta (16/07) a ocorrência do primeiro caso de morte causada pela gripe A (H1N1), a gripe suína, contraída dentro do Brasil, sem vínculo com pessoas vindas de outros países com a doença. De acordo com Temporão, o primeiro caso autóctone que resultou em morte ocorreu no dia 30 de junho em São Paulo, de uma menina de 11 anos moradora de Osasco (SP). "A Secretaria de Saúde de São Paulo confirmou que não foi possível detectar o contato que resultou na contaminação desse paciente", informou o ministro.
Somente ontem as prefeituras confirmaram, depois de exames, mais sete mortes em consequência da gripe suína no Brasil - cinco no Rio Grande do Sul, uma no Rio e outra em São Paulo. Com isso, são 11 mortes no país. Segundo Temporão, ao menos quatro das sete pessoas que tiveram mortes confirmadas ontem tinham algum problema de saúde anterior. Ele, no entanto, não detalhou quais.
De acordo com o último balanço do Ministério da Saúde, divulgado na quarta-feira, o Brasil tem 1.175 casos da doença desde 8 de maio. Até a semana passada, quando foi divulgado o último balanço da gripe, o país tinha 1.027 pessoas contaminadas. O Estado de São Paulo concentra a maioria dos casos (512), seguido do Rio Grande do Sul (135) e Rio de Janeiro (128). O governo informou ainda que acompanha 3.926 casos suspeitos no país. As amostras com secreções respiratórias dos pacientes estão em análise laboratorial. Outros 1.837 casos acompanhados foram descartados.
(Folhapress / Valor Econômico, 17/07/2009)