Seminário realizado nesta quinta-feira (16/07), na sede da Sociedade de Engenharia do RGS (Sergs), contou com a participação do Governo do Estado, através de técnicos da Fepam, para avaliar a situação da extração mineral de areia no Rio Jacuí. O encontro foi realizado pela Comissão Técnica Permanente de Mineração do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema), com a presença da presidente da Fepam, Ana Maria Pellini.
No encontro foram discutidos aspectos relativos à extração de areia nos cursos de água e seus impactos ambientais. Também foram debatidos os critérios que a Fepam adota para estabelecer limites para esta atividade econômica e de que forma torná-la ambientalmente segura.
Ana Pellini disse que a Fepam precisa equilibrar os diferentes interesses em uma atividade e não quer limitá-la. “No entanto, quando o faz, ela sempre quer evitar que problemas possam acontecer”. Segundo ela, a Fundação põe limites porque é necessário que as questões cheguem a um equilíbrio e sejam encontradas as melhores maneiras para o desenvolvimento de uma atividade. Conforme a presidente da Fepam, a melhor forma de buscar caminhos para um consenso é a realização de seminários, para que as regras sejam definidas pela sociedade.
As conclusões do evento serão levadas para análise da Câmara Técnica Permanente da Mineração do Consema, com o intuito de buscar consenso sobre a profundidade e a distância das margens dos corpos hídricos para a atividade de mineração.
(Sema-RS, 16/07/2009)