Prefeitura exigirá projetos de arborização de empresas que constroem loteamentos habitacionais
Ações em favor da arborização do município serão implantadas pela Secretaria da Indústria, Comércio e Meio Ambiente. Serão plantadas mudas em duas vias de grande circulação - a Porto Alegre e a Ceará. A prefeitura exigirá a execução dos projetos de arborização por parte das empresas que constroem loteamentos habitacionais.
Nas avenidas Porto Alegre e Ceará, o secretário da Indústria, Comércio e Meio Ambiente, Délcio da Silva, explica que aplicará uma experiência que observou em Foz do Iguaçu, no Paraná. Lá, para evitar que as raízes das árvores de rua se espalhem sobre as calçadas, foram colocados canos de concreto nas covas das
O secretário estima que serão plantadas de 70 a 100 novas mudas. Todas de sombra. Na Porto Alegre, deve optar pela espécie ficus. "A avenida Ceará ainda não definimos, mas é uma prioridade porque ela está toda ‘pelada’ hoje. É um descampado em termos de verde", salienta.
De olho nos novos loteamentos, o secretário também planeja fiscalizar o cumprimento das exigências legais sobre arborização. Uma lei municipal regulamenta essa questão há cinco anos, desde que o licenciamento de atividades de impacto local é efetuado pelo Departamento de Meio Ambiente. "E também vamos averiguar a situação dos empreendimentos licenciados pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (FEPAM). Quem não cumpriu com o plantio das mudas terá de fazê-lo", adverte.
(Jornal NH, 16/07/2009)