No Brasil, são 11 vítimas
Dois dos três casos de mortes com suspeitas de gripe A em Passo Fundo foram confirmados nesta tarde pelo secretário de Saúde do município, Alberi Grando. Com isso, o Rio Grande do Sul contabiliza sete óbitos pela doença. No Brasil, são 11 vítimas.
O ministro José Gomes Temporão se manifestou no final da tarde sobre as novas mortes. No início da entrevista coletiva, ele não confirmou as cinco novas vítimas de hoje no Rio Grande do Sul. Porém, durante a conversa com os jornalistas, Temporão voltou atrás e garantiu que as novas mortes ocorreram por causa da gripe e que agora o número de vítimas no Brasil subiu para 11.
No Rio Grande do Sul, agora são sete mortes por causa da doença. Nesta quinta-feira, além das mortes em Passo Fundo, foram confirmadas duas vítimas em Santa Maria, uma em Uruguaiana, uma em Osasco (SP) e outra no Rio de Janeiro.
O primeiro caso fatal da doença no país foi registrado em Passo Fundo, no dia 28 de junho. No dia 10 de julho, a Secretaria de Saúde de São Paulo anunciou a segunda morte pela nova gripe no Brasil, de uma menina de 11 anos, da cidade de Osasco, que morreu no dia 30 de junho.
Em 13 de julho, a secretaria estadual da Saúde do Rio Grande do Sul confirmou o terceiro caso no país, de um menino de 9 anos que morava em Sapucaia do Sul e morreu no dia 5 de julho. No dia seguinte, SP anunciou a morte de um homem de 28 anos como a quarta morte pela gripe.
(Por Carlos Etchichury, Zero Hora, 16/07/2009)