A Organização Marítima Internacional, OMI, está realizando em Londres, na Inglaterra, um encontro de cinco dias para debater o papel da navegação industrial no processo do aquecimento global. Entre as propostas estão mais investimento na economia verde e a criação de um índice de eficiência de energia para os novos navios. Leia o boletim de Marcelo Torres, da Rádio ONU em Londres:
"A reunião começou nesta segunda-feira (13/07) e vai até a sexta (17). Para combater o lançamento em excesso de gases poluentes pelas embarcações, uma das propostas é a criação de um índice de eficiência de energia para os novos navios, o que, na opinião dos especialistas, iria estimular o desenvolvimento de produtos mais ecológicos, assim como já ocorre com carros e geladeiras em vários países.
Plantio de Árvores
Outra preocupação da OMI é que o crescimento da economia global aumente o número de cargueiros nos oceanos e, com isso, a poluição do planeta. Uma das soluções para amenizar a situação seria criar um comércio de venda de carbono. Para poluir, as transportadoras precisariam se comprometer a investir em ações como o plantio de árvores, o que ajudaria a sequestrar a poluição atmosférica.
América do Norte
A estimativa da organização é que, no ano de 2007, o conjunto das embarcações do planeta tenha emitido 870 milhões de toneladas de gás carbônico, ou 2,7% do total mundial. A previsão é que, se nada for feito, esse volume poderá aumentar em até 250% até o ano de 2050." Esta prevista também a criação de algumas áreas onde a emissão de gases será controlada, principalmente em portos movimentados da América do Norte. Todas essas propostas precisam de aprovação dos países que formam a OMI.
(Rádio ONU / Envolverde, 14/07/2009)