Mais de cem peixes apresentavam uma espécie de queimadura nas escamas
Mais de 100 peixes das espécies de cascudo, cará, lambari e jundiá foram encontrados mortos no Rio Areia, em Rolante. O monitoramento e recolhimento de amostra de água e dos peixes mortos foram feitos nesta quarta-feira (15/07) e o material será encaminhado para a Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro). Os peixes mortos apresentam uma espécie de queimadura em suas escamas. A análise da água deverá ficar pronta daqui 10 ou 15 dias.
O Rio Areia é um dos afluentes do Rio dos Sinos, e em Rolante, o último caso de mortandade de peixes ocorreu há mais de 10 anos, quando foi realizada a limpeza do Lago Cavalinho Branco, em São Francisco de Paula.
Preocupados com a situação, com a coloração da água que também continha espumas, uma equipe de profissionais do meio ambiente, Defesa Civil, e bombeiros percorreram oito quilômetros das margens do rio, desde a barragem da Corsan, no centro, até a ponte do Mata Olho, na localidade de Areia. Na ocasião, recolheram amostras de água de vários trechos do rio.
(Jornal NH, 15/07/2009)