Expectativa é de que a medida beneficie 200 mil pessoas
O prefeito José Fogaça sancionou na manhã desta quarta-feira (15/07) a lei que cria o Plano Diretor Cicloviário de Porto Alegre. A expectativa é de que a medida beneficie 200 mil pessoas, que poderão circular nos 495 quilômetros de ciclovias previstos. Atualmente, a Capital tem três quilômetros na Avenida Diário de Notícias construídos no espaço de pedestres. Também há a liberação de corredores de ônibus nos finais de semana, em espaços não projetados para ciclistas.
A promessa da prefeitura é de que ainda neste ano sejam construídos três quilômetros de ciclovias na Estrada João de Oliveira Remião, na Zona Sul, e 7,8 quilômetros nas avenidas Sertório e Assis Brasil, na Zona Norte.
O secretário de Mobilidade Urbana, Luiz Afonso Senna, disse que não será retirado espaço do pedestre para a criação das ciclovias. Exemplos de trechos com espaço para tanto e sem grande movimento são o da calçada junto ao muro do aeroporto na Avenida Sertório e o do passeio que acompanha o Arroio Dilúvio, na Avenida Ipiranga. A expectativa é de que sejam construídos 20 quilômetros de ciclovias anualmente, para que em 2014, no ano da Copa do Mundo, a cidade tenha 80 quilômetros prontos.
(Por Jocimar Farina, Zero Hora, 15/07/2009)