Autoridades dizem que problema não ameaça região. Ambientalistas exigem o fechamento do depósito.
O depósito subterrâneo de resíduos nucleares de Asse, uma antiga mina de sal no estado alemão da Baixa Saxônia, teve um novo vazamento de lixo radioativo, segundo anunciou na noite desta terça-feira (14/07) o Escritório Federal de Segurança Nuclear da Alemanha (BfS). No entanto, a instituição pública ressaltou que o vazamento não ameaça o entorno, nem a segurança dos trabalhadores do depósito nuclear, que armazena mais de 120 mil recipientes de resíduos nucleares de baixa e média radiação.
Segundo o BfS, durante um controle rotineiro do depósito Asse II foram encontrados resíduos contaminados no ponto de maior profundidade da galeria dois, a cerca de 950 metros embaixo da terra. O depósito de resíduos nucleares de Asse recebeu 127.300 recipientes de lixo radioativo em 1978. Foi o primeiro depósito de resíduos nucleares do mundo construído sob terra, no caso, aproveitando as galerias de uma antiga mina de sal.
Diversos grupos ambientalistas exigem o fechamento do depósito de Asse, cujas condições não atendem as atuais normas de segurança nuclear.
(EFE / G1, 15/07/2009)