Segundo o grupo ambientalista Sierra Club os planos para a construção de 100 usinas a carvão nos Estados Unidos foram frustrados ou abandonados desde 2001. O grupo possui uma base de dados com todos os projetos de usinas nos EUA.
O mais recente cancelamento veio na semana passada, quando a cidade de Los Angeles anunciou que pretende acabar com o uso de eletricidade proveniente do carvão. Com isso a Intermountain Power Agency (IPA) desistiu dos planos de construir uma planta adicional, sendo que seu maior cliente era justamente a cidade da Califórnia. O carvão supre mais da metade da necessidade energética norte-americana e mundial, sendo responsável por 30% das emissões antrópicas globais de gases do efeito estufa.
"No início da corrida pelo carvão, que resultou do plano energético Bush-Cheney em 2001, parecia inevitável que grande parte das 150 novas usinas a carvão propostas seriam construídas. Desde então temos visto uma mudanças incrível na maneira como as pessoas, empresas e governos estão pensando sobre energia, descobrindo como gerá-la e usá-la mais eficientemente e de forma mais limpa. O carvão não é mais a única opção", explicou o diretor do Sierra Club Bruce Niles ao Greenbiz.
(Por Fernanda B Muller, CarbonoBrasil, 14/07/2009)