A Eletrobrás está planejando investir US$ 3 bilhões para construir uma usina hidrelétrica na Argentina, de acordo com o jornal argentino El Cronista. A companhia estatal brasileira começará a construção da usina Garabi, com capacidade instalada total de 3 mil megawatts (MW), no próximo ano. "Estamos concluindo estudos de pré-viabilidade, que estarão prontos até o fim deste ano", afirmou ao jornal argentino Sinval Zaidan Gama, vice-presidente da Bracier, associação que reúne empresas do setor elétrico brasileiro. "Com isso em mãos, podemos determinar o melhor local para o projeto", acrescentou.
O projeto foi discutido pela primeira vez em 1972, quando um acordo binacional para construção da usina foi fechado entre Brasil e Argentina. A unidade seria localizada perto do Rio Uruguai, nas províncias argentinas de Corrientes e Misiones, com o Rio Grande do Sul do outro lado. O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) ajudará a financiar a construção de Garabi, segundo Zaidan.
O projeto na Argentina faz parte do plano da Eletrobrás, aprovado no ano passado, de diversificação para outros países. Os projetos na Argentina estão bem mais avançados do que outros, afirma Zaidan. "Nós vamos analisar todas as possibilidades de investimento que aparecerem na Argentina", acrescentou. As informações são da Dow Jones.
(Agência Estado, 13/07/2009)