A Brasil Ecodiesel não vai fechar sua unidade de produção de biodiesel de Crateús (CE) nem tem planos de encerramento de atividade de quaisquer de suas outras cinco plantas, informou a empresa. Na última sexta-feira (10/07), na Assembleia Legislativa do Ceará, o deputado estadual Hermínio Resende (PSL) afirmou que a planta já estava fechada havia meses por conta dos problemas financeiros da companhia.
Segundo a compilação mais recente apresentada pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), referente ao desempenho das indústrias até maio, a usina cearense da Brasil Ecodiesel não produziu apenas no mês de maio. A interrupção ocorreu porque, de acordo com a companhia, a planta de Crateús não saiu vencedora nas rodadas de compra de biodiesel, realizadas pela ANP, responsáveis pelo abastecimento do mercado no segundo e no terceiro trimestres.
O mesmo ocorreu com a unidade da empresa localizada em Floriano (PI) - sem arrematar lotes nas mesmas rodadas, a planta produziu biodiesel até abril. Não houve demissões, segundo a empresa. Parte das equipes é mantida em licença remunerada e a outra parte mantém vínculo com a empresa; as atividades são retomadas quando as unidades voltam a arrematar lotes nos leilões. Com volume acumulado de 6,694 milhões de litros, a unidade cearense foi a que mais produziu biodiesel para a Brasil Ecodiesel neste ano, segundo dados da ANP.
A companhia enfrenta crise financeira há mais de um ano. Com dificuldades de obtenção de capital de giro, ela diminuiu as atividades de suas seis fábricas. Até maio, saíram delas 25,216 milhões de litros de biodiesel, volume 69,9% menor que o acumulado nos primeiros cinco meses de 2008.
A empresa era a maior fabricante de biodiesel no país, mas a disparada do preço da soja, principal matéria-prima para a produção do combustível no mercado brasileiro, a afetou. A Brasil Ecodiesel contava ainda com o fim, em 2008, do sistema de venda de biodiesel por meio dos leilões da ANP, o que não se concretizou. Em paralelo, a Petrobras, única compradora de biodiesel do mercado, reduziu suas retiradas do combustível produzido pela Brasil Ecodiesel, o que motivou disputa judicial entre ambas.
Desde 2008, a companhia está com um programa de reajuste de suas finanças, que inclui renegociações de dívidas. No momento, está em andamento uma nova proposta de aumento de capital, que inclui dinheiro novo e trocas de dívidas. O levantamento será de, no mínimo, R$ 118 milhões, e máximo de R$ 408 milhões.
(Valor Econômico, 14/07/2009)