Em continuidade ao Programa Bota Fora, o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) realiza, nesta semana, ações de limpeza em vilas dos bairros Partenon, Glória, Medianeira e Santa Teresa. A equipe trabalha hoje, 13, na vila Maria da Conceição; amanhã na vila São Pedro; quarta-feira nas vilas Salvador França e Santa Clara, quinta-feira na vila Teresina e sexta-feira na vila Gaúcha. Foram mobilizados 15 funcionários com o apoio de quatro caminhões para remoção dos entulhos.
O Bota Fora é um programa implantado nas vilas populares, que consiste no recolhimento de materiais dos quais os moradores queiram se descartar e que não são recolhidos pelas coletas domiciliar ou seletiva. Evita-se assim o acúmulo de lixo nas vias públicas. Alguns dias antes, os moradores são visitados, instruídos e informados da ação pela Assessoria Comunitária do DMLU, que distribui folhetos, ouve reivindicações da população e repassa orientações. Sexta-feira passada, 10, os seis funcionários da Assessoria Comunitária estiveram com os moradores da vila Maria da Conceição, com apoio da associação comunitária local, e sábado, 11, estiveram na vila Salvador França. Hoje, pela manhã, divulgaram o programa na vila São Pedro.
Vilas beneficiadas - A responsabilidade pelo programa foi regionalizada este ano pelo DMLU: cada capatazia passou a atender as vilas de sua área de responsabilidade, na periodicidade necessária (inicialmente, o programa consistia em ações maiores e mais esporádicas). “Optamos por atender comunidades menores e com mais frequência”, explica Adelino Lopes Neto, supervisor de operações do DMLU.
Sete comunidades da Região Nordeste serão atendidas na próxima semana. Na semana seguinte, o DMLU recolherá entulhos em vilas localizadas nos bairros Teresópolis, Medianeira e Nonoai. De março a maio, o DMLU recolheu 782 toneladas de entulhos em 60 vilas. A projeção é de que até o final de 2009, o Programa Bota-Fora terá atendido cerca de 190 vilas populares de Porto Alegre.
(Prefeitura Municipal de Porto Alegre, 13/07/2009)