A equipe do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) que trabalha na revitalização dos viadutos de Porto Alegre iniciou hoje, 13, a aplicação de tinta antipichação no Viaduto José Eduardo Utzig (Dom Pedro II/Benjamin Constant), com raspagem de cartazes, lavagem e aplicação de selador. Na semana passada, foi concluída a obra do Viaduto Jayme Caetano Braun (Carlos Gomes/Nilo Peçanha).
Simultaneamente, à noite, prossegue o trabalho no Viaduto Mendes Ribeiro (Protásio Alves/Carlos Gomes), iniciado em novembro de 2008. A pintura está em fase final e tem previsão de ficar pronta até o início de agosto, de acordo com o coordenador da equipe de trabalho, engenheiro Marcelo Hoffmann.
Obras - Desde agosto de 2007, foram revitalizadas com a tinta antipichação outras seis elevadas, chegando a nove das 12 obras previstas, na ordem: Dom Pedro I (Padre Cacique/José de Alencar), Açorianos (Borges de Medeiros/Loureiro da Silva), Tiradentes (Silva Só/Protásio Alves), Loureiro da Silva (João Pessoa/Salgado Filho), Conceição (Sarmento Leite/Osvaldo Aranha), Obirici (Assis Brasil/Plínio Brasil Milano), Jayme Caetano Braun, Mendes Ribeiro e José Eduardo Utzig. Faltam ainda os viadutos Ildo Menegheti (Ramiro Barcelos/Vasco da Gama), Imperatriz Leopoldina (João Pessoa/Sarmento Leite) e Celso Furtado (Teresópolis/Aparício Borges).
Em 22 meses de trabalho, até o final de junho, o DMLU realizou também 57 ações de limpeza para remover pichações nos viadutos revitalizados com a tinta especial. A tinta protege a superfície onde é aplicada devido a uma reação química que torna a película resistente a solventes. Assim, além da estrutura tratada não absorver a pichação, o solvente aplicado para retirar a sujeira em nada altera a pintura original, que ainda tem a facilidade de poder ser preparada em qualquer cor.
(Prefeitura Municipal de Porto Alegre, 13/07/2009)