Declaração foi dada em Manaus, na cerimônia de abertura da reunião anual da entidade científica
O ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, voltou a prometer que vai acabar com a burocracia na ciência brasileira. A promessa foi feita neste domingo à noite (12/07), em Manaus, na abertura da 61ª Reunião Anual da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência). Desde o mês passado o governo trabalha com um documento entregue pela própria SBPC para o presidente Lula. Há anos a entidade reclama da dificuldade de importar material para pesquisa, inclusive reagentes, e de coletar espécimes de fauna e flora para pesquisa.
"Teremos novidades sobre isso nas próximas semanas", disse Rezende, que fará palestre hoje (13) na SBPC. Há pelo menos dois anos o governo vem prometendo desburocratizar a importação e o acesso a recursos genéticos, mas, segundo os cientistas, nada mudou. Segundo o ministro, a burocracia virou oficial num período em que não havia muitos recursos para fazer ciência no Brasil. "O pessoal das nossas agências acabava examinando demais cada um dos processos", afirmou o ministro.
Amazônia
Esta é a primeira vez que o maior encontro científico do país se realiza no Amazonas. A cerimônia de abertura ocorreu em praça pública. O homenageado no evento foi o geneticista Warwick Kerr, fundador do Inpa (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia), que não compareceu por problemas de saúde. Presente à abertura, o governador Eduardo Braga (PMDB), relacionou a Copa do Mundo de 2014 ao evento, dizendo que Manaus foi escolhida como cidade-sede por causa "da ciência, da floresta e da tecnologia".
(Por Eduardo Geraque, Folha de S. Paulo, 13/07/2009)