O secretário estadual do Meio Ambiente, Berfran Rosado, assinou portaria nesta sexta-feira (10) criando o conselho deliberativo da APA do Banhado Grande. Na cerimônia de assinatura, que lotou a sala 1108 da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), Berfran comemorou o avanço que representa a criação do conselho tendo em vista o tamanho da aérea da APA, que abrange os municípios de Glorinha, Santo Antônio da Patrulha, Viamão e Gravataí. Ele citou, ainda, que dos R$ 16,19 milhões de investimentos anunciados pelo governo do Estado para as unidades de conservação (UCs), a APA do Banhado Grande receberá R$ 615 mil. “Estamos conseguindo colocar em prática as compensações ambientais para as UCs”, enfatizou Berfran.
A assinatura foi comemorada pelos representantes das entidades que integram o conselho, já que era uma luta de mais de 20 anos das comunidades das quatro cidades. Os conselheiros também enfatizaram sobre o investimento do governo Yeda Crusius destinado às UCs. O presidente do Corede do Delta do Jacuí, Sérgio Cardoso, destacou a criação do conselho, bem como as demais ações que estão sendo implementadas na Bacia Hidrográfica do Rio Gravataí com o Plano de Saneamento, o Plano da Bacia Hidrográfica, o Plano de Manejo e o Plano de Desenvolvimento que será realizado pelo Corede do Delta do Jacuí.
No ato, a bióloga Roberta Dalsotto, técnica da Divisão de Unidades de Conservação da Sema e gestora da APA Banhado Grande, já pré-agendou para o dia 12 de agosto a primeira reunião do Conselho Deliberativo para a aprovação do regimento interno. O diretor da Divisão de Unidades de Conservação (DUC) da Sema, Luiz Alberto Mendonça, e o diretor do Departamento de Florestas e Áreas Protegidas (Defap) da Secretaria, Rafael Ferreira, também participaram da cerimônia.
O conselho deliberativo da APA do Banhado Grande é integrado por representantes das seguintes instituições dos setores público, privado e civil: APN-VG, Sindicato Rural de Gravataí, Sindicato Rural de Glorinha, Sindicato Rural de Santo Antônio da Patrulha, Comitê da Bacia do Rio Gravataí, prefeituras de Glorinha, Santo Antônio da Patrulha, Gravataí e de Viamão, Comando Ambiental da Brigada Militar, UFRGS, LBV, Fundação Zoobotânica, Associação dos Moradores do Banhado do Gravataí, Fundação do Meio Ambiente de Gravataí, Fiergs, Saalve, Grupo Maricá, Covima, Pollei Advogados, DUC/Sema, Corede Delta do Jacuí, AMBG, Assembléia Legislativa do Estado, Sergs, Transpetro.
(Sema-RS, 13/07/2009)