Na última quarta-feira (08/07) foi assinado em Florianópolis um protocolo de intenções que estabelece condições gerais para viabilizar o programa de desenvolvimento sustentável das bacias hidrográficas dos Estados que fazem parte do Codesul (Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul): Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Ações serão promovidas nas bacias dos rios que dividem os territórios dos quatro Estados. O protocolo é baseado nos moldes do programa já desenvolvido através dos Estados de Santa Catarina e do Paraná na bacia do rio Uruguai.
Os governadores Luiz Henrique da Silveira (PMDB - SC), André Puccinelli (PMDB - MS), Roberto Requião (PMDB – PR), e Yeda Crusius (PSDB - RS) irão promover estratégias de intervenção por meio de ações de prevenção a danos ambientais e pensar em soluções para a difusão de sistemas de gestão ambiental nos meios urbanos e rurais que integram essas bacias. O presidente da Assembléia Legislativa de Santa Catarina, deputado Jorginho Mello (PSDB), participou do encontro e da assinatura do protocolo de intenções ao lado dos governadores, parlamentares e autoridades dos quatro estados envolvidos.
De acordo com o secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Paraná, Rasca Rodrigues, o maior objetivo do projeto é preservar um dos maiores aquíferos de água doce, responsável pelo abastecimento de grande parte dos Estados do Sul e dos países que fazem fronteira com o Brasil. Já o deputado estadual Maurício Picarelli (MS), presidente do Parlasul (Parlamento do Sul), destacou que as principais atividades econômicas desenvolvidas na região da Bacia Hidrográfica do rio Uruguai estão relacionadas com a agricultura e a pecuária. A região enfrenta sérios problemas ambientais. “A descarga de esgoto sem tratamento, atividade agrícola sem utilização de práticas de conservação do solo, o uso indiscriminado de agrotóxicos, desmatamento intenso e processos erosivos avançados”, avaliou o parlamentar.
(Ascom Alesc, 09/07/2009)