A Polícia Federal (PF) vai investigar supostas irregularidades envolvendo obras de saneamento inseridas no PAC e na contratação de merenda escolar pela prefeitura de Gravataí. Os dois novos inquéritos são oriundos da investigação de fraudes em licitações no Estado, denominada Operação Solidária. O secretário estadual de Habitação, Marco Alba, está entre os investigados. Diálogos telefônicos dele com outros investigados foram captados pela PF com autorização judicial e estão sob análise das autoridades.
Em relação a Gravataí, o esquema investigado é semelhante ao desvendado em Canoas e em Sapucaia do Sul, envolvendo contratação de merenda escolar por prefeituras. Empresas sob suspeita pagariam propina a agentes públicos. Com essas duas investigações, já chegam a 13 os inquéritos decorrentes da Operação Solidária, segundo Ildo Gasparetto, superintendente da PF.
O delegado também falou nesta quinta (09/07) sobre detalhes do indiciamento do secretário estadual da Irrigação, Rogerio Porto, investigado por suposta tentativa de fraude em licitações para a construção das barragens dos arroios Jaguari e Taquarembó. Porto foi indiciado por tentativa de fraude, formação de quadrilha e advocacia administrativa na terça-feira. Ele teria interferido no processo de licitação das barragens visando a direcionar o resultado para determinadas empresas interessadas.
(Zero Hora, 10/07/2009)