Propostas para a ampliação do número de votantes de Porto Alegre na consulta popular estadual foram debatidas na manhã de hoje, 9, em audiência da secretária de Coordenação Política e Governança Local, Clênia Maranhão, com o secretário de Relações Institucionais do Estado, Celso Bernardi, e com integrantes da Comissão provisória do Conselho Municipal de Desenvolvimento (Comude). A Consulta Popular deste ano é em 5 de agosto, entre 8h e 21h, envolvendo orçamento de R$ 115 milhões.
A participação dos Centros Administrativos Regionais (CARs), das escolas municipais e dos postos de saúde foi uma das sugestões apresentadas durante a reunião. As coordenações regionais do Orçamento Participativo serão envolvidas e, na terça-feira, 14, o tema está na pauta do Conselho do Orçamento Participativo (COP). Serão mobilizadas as redes de participação nas quais o governo participa, através de seus agentes públicos. A meta da prefeitura e do estado é ampliar o envolvimento direto dos eleitores porto-alegrenses no processo de escolha de projetos que contam com destinação de recursos orçamentários do estado.
Em 2008, 1.273 eleitores da capital participaram da votação pela Internet e 13.929 votaram nas urnas, totalizando 15.202 eleitores. Na Consulta Popular basta o título de eleitor e a carteira de identidade para votar na lista de 14 projetos estruturantes que constam na cédula de votação como prioritários. Os mais votados estarão no orçamento do estado para 2010. Os locais de votação serão divulgados.
(Prefeitura de Porto Alegre, 09/07/2009)