O Conselho Municipal do Meio Ambiente (Comam), presidido pelo secretário municipal do Meio Ambiente, Professor Garcia, aprovou hoje, 9, o projeto que prevê as diretrizes gerais para remodelação do Cais do Porto. Após ser apreciado pelos integrantes da Comissão de Análise Urbanística e Gerenciamento (Cauge), o conteúdo da proposta será encaminhado pela prefeitura à Câmara Municipal, para alteração do Plano Diretor.
Na seqüência, o governo do Estado fará a licitação internacional. A expectativa é de que o edital seja lançado até o final do ano, com início das obras em 2010 e conclusão em 2014, por ocasião da Copa.
Projeto
Com investimentos de aproximadamente R$ 500 milhões e geração de mais de 10 mil empregos, a revitalização do Cais Mauá prevê áreas para comércio, turismo, lazer e cultura. Será concedida à iniciativa privada uma área de 181 mil metros quadrados com cerca de três quilômetros de extensão, entre a Usina do Gasômetro e a Estação Rodoviária.
O projeto foi entregue pela governadora Yeda Crusius ao prefeito José Fogaça, que sempre fez questão de que a proposta percorresse toda as instâncias, obedecendo aos trâmites legais. Resulta do trabalho de uma comissão técnica de avaliação composta por representantes da prefeitura e do Estado, que visitaram a Estação das Docas, em Belém do Pará, Puerto Madero, em Buenos Aires (Argentina), e o Porto de Lisboa (Portugal).
(Prefeitura de Porto Alegre, 09/07/2009)