De acordo com uma nova determinação assinada nesta quarta-feira (01/07) pela Humane Society of the United States e pelo Ministério da Agricultura dos Estados Unidos, as instalações que realizam pesquisas com animais serão obrigadas a divulgar informações online sobre seus experimentos. A nova regra determina que o Ministério da Agricultura deverá publicar relatórios anuais das instalações, incluindo as chamadas “informações de dor e aflição”, em seu website oficial. O acordo passará ainda pela Suprema Corte Federal do Distrito da Columbia para aprovação final.
“Ficou claro durante o processo que o Ministério da Agricultura poderia estar agindo para ocultar as pesquisas do conhecimento popular; estamos satisfeitos com o novo acordo que tornará as informações sobre experimentos animais disponíveis a todos”, disse Kathleen Conlee da Humane Society.
O governo Bush parou de divulgar as informações de testes em animais em 2002, de acordo com o grupo, retomando a postagem de relatórios anuais em 2005 devido a um processo movido pela HS. O acordo servirá para evitar que futuras administrações desrespeitem a regra, prevista em lei. Os relatórios feitos pelas instalações de pesquisa deverão conter dados como quantidade de animais, tipos de animais, dores que necessitaram de anestésicos e possíveis “justificativas” para sofrimento e procedimentos cruéis envolvidos.
O processo movido em 2005 acusou o Ministério da Agricultura de violar o direito à informação, negando a divulgação dos relatórios. O HS acredita que o acesso às informações detalhadas sobre os cruéis experimentos animais pode representar um grande avanço para a conscientização da população.
(Por Marcela Couto, ANDA, com informações de Las Vegas Sun, 01/07/2009)