O Presidente Barack Obama continua tomando decisões duvidosas a respeito dos direitos animais, algumas parecem ter vindo do governo Bush ao invés de alguém que prometeu melhoras na legislação. O último ato de Obama foi a eleição do oficial do U.S. Fish and Wildlife Service, Sam Hamilton, para reforçar a Endangered Species Act (lei de proteção para animais ameaçados de extinção). A escolha foi considerada instatisfatória pelo PEER (Public Employees for Environmental Responsibility).
No período em que Hamilton cuidou da fiscalização da FWS na região Sudoeste, que possuía o maior números de espécies ameaçadas, foram concedidas 5,794 permissões para desenvolvimento de obras que poderiam causar danos aos animais e seu habitat contra apenas uma carta redigida para denunciar riscos. No mesmo período, o responsável por outra região concedeu 586 permissões e preparou 100 cartas denunciando riscos.
Biólogos da região controlada por Hamilton descreveram a forma com que o oficial os impediu de proteger as espécies: “Os supervisores proibiram que eles escrevessem cartas de denúncia a qualquer projeto, por mais destrutivo que ele fosse “. Poderia ficar pior? Sim. Uma pesquisa realizada pela PEER com mais de 1,400 cientistas da FWS revelou resultados interessantes:
- Quase metade dos representantes da FWS citou casos em que “interesses comerciais influenciaram inapropriadamente conclusões científicas ou decisões que incluíam intervenção política”.
- Uma porcetnagem similar (46%) revelou que as equipes foram “direcionadas, sem razão científica, a evitar descobertas que protegessem as espécies”.
- Mais de um terço deles (46%) disse temer a retaliação ao expressar “qualquer preocupação com as espécies e seus habitats” e um número similar declarou “ser impedido de realizar seu trabalho”.
A proposta de revisão de projetos federais que ameaçavam espécies animais feita por Obama gerou otimismo, mas esta decisão recente frustrou as expectativas de ativistas dos direitos animais e ambientalistas. Obama não é um ativista dos direitos animais, mas com certeza poderia eleger alguém melhor do que Sam Hamilton. Os animais agradeceriam.
(Por Marcela Couto, ANDA, 07/07/2009)