Com um acréscimo de 44% no recolhimento, desde a implantação de sua nova estrutura, em abril deste ano, a Coleta Seletiva da Capital completa 19 anos, comemorando o número de 86,5 toneladas de lixo seco retirados diariamente das ruas da cidade.
Há 90 dias, o serviço teve toda sua estrutura renovada pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), que destaca o incremento no recolhimento, que agora ocorre duas vezes na semana em todos os bairros da Capital. “E vamos continuar crescendo, com a ajuda da população, que está cada vez mais consciente da sua responsabilidade com o lixo. Antes do fim do ano, queremos chegar às cem toneladas diárias”, afirma Mário Moncks, diretor-geral do DMLU.
Da experiência iniciada no bairro Bom Fim em 1990, até hoje, funcionando initerruptamente, a história desse modelo de trabalho justifica o seu reconhecimento nacional e o fato de já ser referência na América Latina. “Junto com o crescimento da coleta, estamos reforçando a estrutura da nossas 16 unidades de triagem, para que o trabalho de encaminhamento às indústrias de reaproveitamento e reciclagem, principalmente nessa época de crise mundial, possa garantir mais empregos e renda para os trabalhadores do setor”, explica Jairo Armando dos Santos, diretor do DMLU que coordena a Coleta Seletiva.
Balanço - Nesses período de implantação do novo serviço, o DMLU registrou o número de cargas diárias (cada caminhão que chega a uma unidade de triagem) cresceu de 931 (74,5 toneladas) para 1.082 (86,5 toneladas) e os atendimentos à população (queixas e sugestões) baixaram da média de 40 para 12 por dia. “Já temos 5.425 pontos cadastrados na cidade, entre condomínios e empresas. São grandes geradores que não precisam colocar o seu lixo na rua, porque recolhemos diretamente no local, evitando o desperdício, seja por problemas de mau tempo, ações de animais ou mesmo ação de catadores informais”, comemora Santos.
Novos cadastramentos de empresas ou condomínios, queixas ou sugestões da população em geral podem ser feitas diretamente pelo telefone 3289.6923, das 8h às 20h.
(Prefeitura Municipal de Porto Alegre, 07/07/2009)