A Secretária Municipal do Meio Ambiente (Smam) anunciou a intensificação dos trabalhos de remoção da ervas-de–passarinho das árvores localizadas no Parque Farroupilha. “Este é um serviço que exige muito cuidado e equipamentos específicos”, explicou o secretário Professor Garcia, acrescentando que a erva-de-passarinho tem função específica dentro do ecossistema. “Para manter o equilíbrio, é preciso retirá-la, mas sem causar danos ao meio ambiente. A erva serve de depósito de alimento para os pássaros no inverno".
Vários são os fatores que podem provocar o aparecimento desse parasita, entre eles o excesso de umidade no solo e a afinidade com determinadas espécies. Elas se alimentam da seiva bruta e se proliferam por meio das fezes. ”A maior preocupação é de que as árvores fiquem vulneráveis e possam cair, pois as ervas-de-passarinho são plantas parasitas que se prendem ao tronco e podem matá-las”, disse o titular da Smam.
O secretário argumentou que o controle na Redenção já é feito de forma frequente. No parque, as ervas se proliferam devido à enorme quantidade de árvores. São mais de 8,5 mil, e os cinamomos são a espécie que mais apresenta a presença do parasita. “Por isso, a Smam está intensificando a ação no local”, justifica.
(Prefeitura Municipal de Porto Alegre, 07/07/2009)