Oceanos cada vez mais ácidos e águas cada vez mais quentes, por causa das emissões de dióxido de carbono, podem extinguir os recifes dos mares até o fim deste século, advertem cientistas. Os especialistas disseram, durante uma reunião em Londres, que a trajetória prevista das emissões representa um nível de 450 partes por milhão de dióxido de carbono na atmosfera em 2050, o que porá os corais em rota de extinção nas déccdas seguintes.
Os cientistas reunidos representam universidades, centros governamentais e o Painel Intergovernamental para a Mudança Climática. "A cozinha pegou fogo e o incêndio se espalha pela casa", disse em nota Alex Rogers, da Sociedade Zoológica de Londres e do Programa Internacional sobre o Estado do Oceano. "Se agirmos de modo rápido e decisivo, poderemos apagá-lo antes que o dano se torne irreversível".
Os oceanos absorvem grandes quantidades de CO2 emitido pela queima de combustíveis fósseis. Mas cientistas dizem que os mares estão ficando mais ácidos, à medida que absorvem mais carbono, o que prejudica o processo de calcificação usado por criaturas marinhas para criar conchas e os recifes de coral.
(Estadao.com.br / AmbienteBrasil, 07/07/2009)