O governo do Estado, por intermédio da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), cria, na próxima sexta-feira (10/06), o Conselho Deliberativo da Área de Proteção Ambiental (APA) do Banhado Grande, situada nos municípios de Glorinha, Gravataí, Santo Antônio da Patrulha e Viamão. Foram convidados para o ato, que será conduzido pelo secretário do Meio Ambiente, Berfran Rosado, 33 representantes de instituições dos setores público, privado e civil que vão integrar o conselho. A cerimônia de assinatura da portaria ocorrerá na sala 1108 da Sema, às 15h.
O conselho acompanhará a elaboração, implementação e revisão do Plano de Manejo da unidade de conservação, quando couber, garantindo o seu caráter participativo. De acordo com Berfran, o conselho vai compatibilizar os interesses dos diversos segmentos sociais relacionados com a área de proteção. “A partir da criação do Conselho Deliberativo, todas as decisões a serem tomadas em relação à APA deverão ter o aval do órgão. Propor diretrizes e ações para compatibilizar, integrar e aperfeiçoar a relação com a população do entorno ou do interior da unidade serão os principais objetivo do conselho!”, comenta.
Criada pelo Decreto 38.971/98, a APA Banhado Grande é considerada de grande relevância pelo potencial de prestação de serviços ecológicos e diversidade de espécies que abriga. A unidade de conservação possui 133 mil hectares e nela insere-se o conjunto de banhados formadores do Rio Gravataí: Banhado do Chico Lomã (Sto. Antônio da Patrulha), Banhado dos Pachecos (Viamão), e Banhado Grande (Gravataí e Glorinha).
Os principais objetivos da APA Banhado Grande são os de preservar o conjunto de banhados, compatibilizar o desenvolvimento socioeconômico com a proteção dos ecossistemas naturais, conservar o solo e os recursos hídricos, recuperar as áreas degradadas, contribuir para a otimização da vazão do Rio Gravataí e, ainda, proteger a flora e a fauna nativas e seus locais de reprodução. Em uma vistoria aérea realizada pelo rio Gravataí em 2008 foi verificada a existência de Cervos do Pantanal na região, espécie que era tida como extinta.
(Sema-RS, 06/07/2009)