A previsão de que a gripe A irá virar epidemia nos próximos dias no Estado se baseia no agravamento do quadro em países próximos, como Argentina, Uruguai e Paraguai, e no ritmo de avanço da doença em solo nacional. Ontem, o Estado contabilizou duas novas contaminações e chegou a 111 casos confirmados.
A situação de epidemia é configurada quando a transmissão do vírus não se limita ao contato com turistas que adoeceram em outros países ou com pessoas que tenham contraído o vírus de um desses viajantes. A partir desse estágio, em que o contágio pode ocorrer entre qualquer pessoa, as autoridades deixam de aplicar esforços para isolar e monitorar casos suspeitos, e se concentram em prestar atendimento à grande quantidade de doentes anônimos.
– Estamos no olho do furacão. A proximidade com esses países onde a situação já é epidêmica, como Argentina e Uruguai, faz com que sejamos o Estado mais vulnerável à gripe.
Na Argentina, a contabilidade oficial perdeu confiabilidade. As cifras estimadas vão de 2,4 mil a 100 mil – há o registro de 56 mortes.
(Zero Hora, 06/07/2009)