O prefeito de Estrela, Celso Brönstrup, apresentou na quarta-feira (01/07) ao secretário de Habitação, Saneamento e Desenvolvimento Urbano, Marco Alba, o Projeto de Estações Compactas de Tratamento de Esgoto, que está sendo desenvolvido pela Administração Municipal. Conforme a secretária do Meio Ambiente, Ângela Schossler, já estão em operação cinco unidades experimentais que atendem 50 famílias cada uma. O projeto vem sendo reconhecido por várias administrações do Estado como mais uma alternativa de ação no processo do esgoto sanitário.
O secretário estadual felicitou a iniciativa da prefeitura e de seus técnicos em adotar medidas viáveis e importantes na política de investimentos em áreas que visem o meio ambiente e a melhor qualidade de vida da população. “É através de uma ação como essa que será possível mobilizar, ainda mais, o Poder Público e a população na conscientização para proteger os recursos hídricos”, completa Alba. Ele informou ainda que terá todo interesse em estudar e avaliar o projeto, em parceria com a Corsan, e buscar pontos em comum que possam gerar um trabalho em conjunto entre a companhia e a prefeitura.
Brönstrup aproveitou o encontro a fim de apresentar pedido para que o município seja incluído no Projeto Emancipar visando a construção de unidades habitacionais, que será encaminhado ao Departamento de Habitação da secretaria para avaliação e posterior detalhamento com os técnicos da prefeitura. Também acompanhou o encontro o secretário municipal de Planejamento, Indústria e Comércio, Milton Radaelli.
(O Informativo do Vale, 04/07/2009)