O grupo de entidades que integram o Movimento Gaúcho em Defesa do Pré-sal definiu em reunião na manhã desta quinta-feira (2), que a data da instalação oficial do Comitê Gaúcho em Defesa do Pré-sal será no próximo dia 15, às 10h, na sala do Fórum Democrático da Assembleia Legislativa. A reunião será coordenada pelo presidente da Casa, deputado Ivar Pavan (PT), e terá a participação das 40 entidades signatárias do manifesto em defesa do Pré-sal, lançado em audiência pública realizada no dia 18 de maio.
Na ocasião também será lançada campanha de divulgação, coordenada pelo Poder Legislativo, com o intuito de democratizar os conhecimentos sobre esta nova riqueza do País. Além disso será oficializado um documento-base com os objetivos do Comitê Gaúcho em Defesa do Pré-sal, sua estratégia e bandeiras de luta.
Durante a reunião o superintendente-geral da casa , João Motta, anunciou a palestra que o presidente Ivar Pavan fará na Assembleia Legislativa de Santa Catarina na próxima quinta-feira (9), “ O petróleo e a soberania nacional”. Esta já uma das tarefas assumidas pela mesa da Casa. A próxima será uma audiência, já marcada, de uma comitiva do Comitê com o presidente Luís Inácio Lula da Silva e a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Roussef. Motta explicou que a data ainda será marcada pelo cerimonial do Palácio do Planalto.
(Por Wálmaro Paz, com edição de Sheyla Scardoelli, AL-RS, 03/07/2009)