Produtores atingidos pela falta de chuva poderão postergar o pagamento de financiamentos
A estiagem nos primeiros meses do ano obrigaram a Prefeitura de Nova Santa Rita a decretar situação de emergência na cidade. O pedido foi homologado na segunda-feira pela Defesa Civil do Estado. Com isso, os produtores atingidos pela falta de chuva poderão postergar o pagamento de financiamentos bancários agrícolas. O município tentará ainda buscar recursos para o auxílio aos agricultores e pecuaristas. Os que mais tiveram prejuízos foram os produtores de leite.
Segundo a Defesa Civil, nos primeiros cinco meses deste ano choveu na cidade 351,5 milímetros, sendo que a metade disso em janeiro. Em abril, foram apenas 17,5 milímetros. Comparado com o mesmo período nos últimos anos, a queda é brusca - 496,1 milímetros em 2006, 658,5 milímetros em 2007 e 660 milímetros em 2008.
O secretário municipal de Agricultura, Reginaldo Dal Farra, explica que a homologação já garante ao menos a prorrogação nos pagamentos dos empréstimos bancários - do Programa Nacional de Agricultura Familiar (Pronafi) junto ao Banco do Brasil e de custeio da safra no Banrisul. "As parcelas venceriam em setembro, outubro e novembro. Agora serão postergadas para o final dos prazos. Isto já será um grande auxílio para os produtores", afirmou Dal Farra.
(Jornal NH, 01/07/2009)