O ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos, Roberto Mangabeira Unger, entregou sua carta de renúncia ao presidente Lula em 31 de maio. Divulgado somente nesta terça-feira (30/06), o documento afirma que ele decidiu sair do cargo para retomar a vida acadêmica e ficar mais próximo da família. O ministro também entregou outra carta, de 22 páginas, com o relato das atividades da secretaria.
"Faço este pedido para voltar ao convívio de minha mulher e de nossos filhos para ajudar a pagar a educação deles e para retomar minha vida acadêmica", disse Mangabeira Unger, em carta datada de 30 de maio. Ele afirmou, no entanto, que vai continuar a se dedicar "à proposta e à discussão de um caminho nacional". "Não me limitarei a propor e a discutir; lutarei para que o Brasil avance neste caminho."
Mangabeira, que chegou a qualificar o governo Lula como "o mais corrupto da história", agradeceu pela "oportunidade de haver servido (...) o País". "Reconheço a magnanimidade com que o Senhor me convidou a fazer parte do governo e o entusiasmo com que apoiou esses dois anos de trabalho", disse Mangabeira.
A saída de Mangabeira já era especulada há duas semanas. Ontem (29), o presidente Lula confirmou a saída do ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos. “Ele vai para Harvard, não sei quando”, afirmou o petista. Segundo o presidente, não existe data definida para a saída do ministro. No seu lugar, assume provisoriamente o secretário-executivo da pasta, Daniel Vargas.
Leia a íntegra da nota:
"Brasília, 31 de maio de 2009
Excelentíssimo Senhor Presidente da República
Luiz Inácio Lula da Silva
Senhor Presidente,
Rogo-lhe exonerar-me no dia 30 de junho do cargo de Ministro de Estado Chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República.
Faço este pedido para voltar ao convívio de minha mulher e de nossos filhos, para ajudar a pagar a educação deles e para retomar minha vida acadêmica.
Continuarei, porém, a dedicar-me à proposta e à discussão de um caminho nacional. Não me limitarei a propor e a discutir; lutarei para que o Brasil avance neste caminho.
Agradeço-lhe a oportunidade de haver servido, em seu governo, o País. Reconheço a magnanimidade com que o Senhor me convidou a fazer parte do governo e o entusiasmo com que apoiou esses dois anos de trabalho.
Receba, Senhor Presidente, os protestos da mais elevada estima e consideração.
Roberto Mangabeira Unger
Ministro de Estado Chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República"
(Por Mário Coelho, Congresso em Foco, 30/06/2009)