Os Estados Unidos e a Indonésia assinaram um acordo para cortar o débito do país asiático em cerca de US$ 30 milhões em troca de salvar as florestas na Ilha de Sumatra, anunciou nesta terça-feira (30/06) a embaixada norte-americana em Jacarta.
A Indonésia abrange uma rica biodiversidade e é lar para espécies ameaçadas, como o orangotango e os tigres de Sumatra, mas também possui uma das maiores taxas de desmatamento do mundo, principalmente devido às atividades agropecuária e agrícola. A alta taxa de desmatamento também contribuiu para colocar a Indonésia entre os maiores emissores mundiais de gases do efeito estufa.
Sob o acordo agora firmado, a Indonésia disponibilizará os pagamentos da dívida em um fundo ao longo de oito anos ao invés de repassar ao governo norte-americano, declarou a embaixada americana. O fundo expedirá benefícios para esforços de restauração e proteção abrangendo cerca de 7,4 milhões de hectares florestais em Sumatra, incluindo o Parque Nacional Way Kambas, conhecido por ser um santuário de elefantes.
A ONG norte-americana Conservação Internacional e a Fundação para a Biodiversidade Indonésia também estão envolvidas no projeto e doarão US$ 2 milhões, segundo a embaixada. O esquema Indonésio é o maior deste tipo sob o Ato de Conservação das Florestas Tropicais norte-americano.
(Por Andreas Ismar, Reuters / CarbonoBrasil, 30/06/2009)