O diretor de ferrosos Norte da Vale, José Carlos Soares, assegurou durante a reunião do Pleno do Fórum Paraense de Competitividade, na quarta-feira (24/06), a implantação da usina siderúrgica em Marabá, sudeste do Estado, confirmando o cronograma de início das obras em 2010, passando a operar em 2012. Ele também anunciou investimentos na ampliação da exploração das minas de ferro e de cobre de Carajás.
"Vamos manter o desafio desses investimentos e estamos confiantes na nova direção da Sema (Secretaria de Estado de Meio Ambiente) para agilizar os processos de licenciamento ambiental", disse José Carlos Soares. A afirmação veio ao encontro do pedido da governadora Ana Júlia Carepa, que chamou a atenção do empresariado para a necessidade da manter os investimentos do setor privado e a geração de empregos.
"Assinei uma série de medidas para auxiliar as empresas. Reduzimos o ICMS para a cadeia do trigo e também para a aquisição de equipamentos, o que já resultou na implantação de uma indústria de MDF em Paragominas, que vai ser importante para ampliar a indústria moveleira local. Estamos reduzindo as despesas de custeio e melhorando a eficiência administrativa do Estado, garantindo com isso os investimentos em infraestrutura. Noventa por cento das obras físicas das eclusas de Tucuruí estão concluídas, assim como as obras dos portos estão sendo encaminhadas. Estamos somente esperando a aprovação da Secretaria do Tesouro para a liberação de R$ 344 milhões, que contemplarão as obras dos distritos industriais", disse a governadora.
"Estamos brigando pela agilização das obras do PAC. Semana que vem assino com o Banco do Brasil o contrato de financiamento para as obras da Avenida Independência, o elevado da Avenida Júlio César e as outras obras do Ação Metrópole, ações que gerarão muitos empregos e são importantes para a Região Metropolitana. O governo do Estado e os bancos públicos estão fazendo a sua parte. Com a chegada do verão, o Pará está virando um canteiro de obras. Criamos as condições, mas o empresariado também precisa continuar investindo e criando empregos", completou Ana Júlia Carepa.
(Por Aline Monteiro, Agência Pará de Notícias / Fórum Carajás, 25/06/2009)