O deputado Frederico Antunes (PP) manteve audiência esta manhã (29/6) com o secretário da Saúde, Osmar Terra, e demonstrou preocupação com a possibilidade de contágio da gripe H1N1 na Fronteira Oeste do Estado. O parlamentar lembrou do grande número de caminhões que transitam entre Brasil, Argentina e Chile e lamentou a falta de informação principalmente destinadas aos motoristas e empresas do setor.
Durante o encontro, Terra conversou, por telefone, com o prefeito de Uruguaiana, Sanchotene Felice, que colocou a estrutura do município para a execução de ações conjuntas. No final de semana, Frederico Antunes esteve reunido com as lideranças do setor de transporte internacional de cargas que também colocaram as entidades à disposição para implementar medidas preventivas.
Frederico encaminhou ao presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), Dirceu Raposo de Mello, correspondência onde solicita que o órgão envie equipes, material e informações para a região de Fronteira, em especial com a Argentina e Uruguai. O deputado também remeteu ofício às comissões de Saúde e de Serviços Públicos da Assembleia Legislativa onde pede que os representantes da ANVISA remetam ao Parlamento o conjunto de ações desenvolvidas no Estado em decorrência dos casos de gripe H1N1.
Para Frederico Antunes, somente um conjunto de medidas desenvolvidas conjuntamente – entre os órgãos federais e estaduais com as prefeituras – permitirá tranquilizar a população, especialmente nas áreas de Fronteira. “Existe muita desinformação sobre o assunto. É preciso lembrar que diariamente 850 caminhões transitam pelo porto seco de Uruguaiana, mas lamentavelmente os motoristas dispõem de poucas informações sobre a gripe e as formas de combate a doença.”, lamentou o deputado.
Durante a audiência desta manhã, Osmar Terra, na companhia do deputado Frederico Antunes, conversou por telefone, com o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, onde apresentou um relato da situação no Estado, e em especial Fronteira. Na próxima quarta-feira (1º/7), durante a reunião conjunta das comissões de Saúde e Meio Ambiente e do Mercosul, a gripe H1N1 será tema de debates. Para a reunião foram convidados, além de Osmar Terra, o secretário Nacional de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Alberto Beltrame, e o cônsul da Argentina, Jorge Biblione, entre outros. A reunião realiza-se no Plenarinho, no 3º andar da Assembleia, a partir das 9h30min.
(Por Cristiano Guerra, AL-RS, 29/06/2009)