Restos de árvores retirados das ruas se transformam em serragem e voltam ao ambiente como adubo
Um equipamento comprado pela Secretaria de Qualidade Ambiental de Pelotas (SQA), na Zona Sul, está garantindo um destino ecológico mais adequado para os resíduos das podas na cidade. Auxiliando no trabalho da equipe, um triturador transforma os pedaços das árvores em serragem, que é devolvida ao ambiente como adubo.
Oaparelho impede que boa parte da poda das árvores realizada na cidade seja despejada em aterros e evita que o corte seja feito pelos próprios moradores. O grande desafio da secretaria é conscientizar a comunidade.
– Queremos que as pessoas nos procurem cada vez mais para fazer a poda de maneira correta. Quem ganha somos todos nós, pois estamos cuidando do lugar onde viverão nossos filhos, nossos netos – disse o secretário adjunto da Secretaria de Qualidade Ambiental, Cláudio Montanelli.
A equipe, com mais de 10 integrantes, trabalha de forma contínua. Dois técnicos agrícolas são responsáveis pelo acompanhamento do trabalho e autorizações. A população pode auxiliar na condução do procedimento da secretaria, solicitando o corte em vias públicas, calçadas e áreas particulares.
O projeto pode ser copiado por outros municípios da região. No próximo encontro da Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul), o presidente da organização e prefeito de São Lourenço do Sul, José Nunes de Almeida (PT), programou uma visita aos locais onde são feitas as podas para que outros prefeitos da Região Sul conheçam a ideia.
(Por Giacomo Bertinetti, Zero Hora, 29/06/2009)