A construção da unidade de produção de celulose do Grupo Suzano, na Região Sul do Maranhão, deve ser iniciada em 2011, com previsão de entrar em operação em 2013. A confirmação é do executivo do grupo Luiz Antônio Cornacchioni, feita, nesta quarta-feira (24/06), ao secretário de Indústria e Comércio, Maurício Macedo, durante reunião realizada na sede da Secretaria. O projeto da fábrica é orçado em aproximadamente R$ 3 bilhões, com capacidade de produção da ordem de 1,3 milhão de toneladas por ano, podendo alcançar 1,5 milhão de toneladas/ano. A obra vai gerar cerca de 11 mil empregos, entre diretos e indiretos, durante a fase de construção.
Para Maurício Macedo, o projeto da Suzano é dos mais importantes e estruturantes para a economia do estado, já que na região de abrangência (Imperatriz – Porto Franco - Açailândia) já existem florestas disponíveis, infraestrutura e sistema de logística para o empreendimento.
"Estamos retomando o contato de um projeto dos mais importantes para o Maranhão, a ser instalado na Região Sul. Esse é um projeto que vai disponibilizar por volta de 4,5 mil empregos na área florestal-industrial, portanto, vai beneficiar a economia maranhense", avaliou o secretário. Durante a reunião, os executivos apresentaram detalhes do projeto ao secretário Maurício Macedo e ressaltaram ainda a necessidade de viabilização de uma área no porto para a instalação de um terminal específico para celulose.
De acordo com Luiz Antônio, a Suzano já possui área florestal disponível. Localizado em uma área estratégica, o projeto tem a seu favor toda uma infraestrutura logística para o escoamento da produção. Uma das maiores produtoras de papel e celulose da América Latina, a Suzano Papel e Celulose já anunciou este ano investimentos da ordem de US$ 100 milhões na composição de base florestal para suprir as demandas das duas novas unidades industriais, sendo uma no Maranhão e outra no Piauí. A meta da empresa é plantar 220 mil árvores por dia.
(Badaue.net / Fórum Carajás, 25/06/2009)