Foi com um salão lotado que o Seminário de Gestão de Resíduos na Propriedade Rural foi aberto na manhã desta sexta-feira (26) em Rosário do Sul. Com uma programação que contempla conceitos, técnicas e orientações práticas, as produtoras estão conhecendo, por exemplo, qual a melhor destinação dos resíduos rurais, a destinação final das embalagens de agrotóxicos e a importância da mulher na gestão dos resíduos. Organizado pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente, com o apoio da Coordenadoria Estadual da Mulher, o seminário compõe o programa estruturante Nossas Cidades, do Governo do Estado.
Abrindo os painéis, o secretário do Meio Ambiente, Berfran Rosado, destacou a imprescindível atuação da mulher rural para a proteção ambiental, salientando que não há como a propriedade rural deixar de ter boas práticas ambientais. “O produtor rural sabe da necessidade de conservar o meio ambiente e sabe que o descuido com ele pode ser prejudicial à sua produção”, alertou Berfran. Ele apresentou a política do governo do Estado para a área ambiental, chamando a atenção para a urgente ação coletiva de toda a sociedade, atuando como agente e partícipe das questões ambientais. “A proteção ambiental não é tarefa de um só governo, ou de algumas pessoas, é de todos”, desafiou o secretário, chamando a responsabilidade da sociedade.
Berfran falou, ainda, sobre as propostas de alteração do Código Florestal Brasileiro apresentadas pelo ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, na audiência pública ocorrida na Assembleia Legislativa na última quinta-feira (25). Para o secretário gaúcho, as propostas representam um avanço, mas não podem ser implantadas com tratamento diferente aos produtores. “Os princípios e conceitos das sugestões do governo federal são os defendidos por nós, no RS. Contudo, elas devem ser estendidas para todos os produtores. Os benefícios, ajustes e aplicações devem ser iguais para todos, independente de tamanho, na mesma região do país”, salientou Berfran Rosado, lembrando que a governadora defende uma legislação ambiental nacional que preserve o meio ambiente, mas que viabilize a produção.
Cidade Amiga da Mulher
Sediando o Seminário de Gestão de Resíduos na Propriedade Rural voltado à mulher do campo, Rosário do Sul, através do prefeito Nei Padilha, assinou o termo de adesão do município ao projeto Cidade Amiga da Mulher, que compõe o estruturante Nossas Cidades. A coordenadora da Coordenadoria Estadual da Mulher, Maria Helena Gonzalez, ressaltou o significado e importância deste projeto. “Ao aderir ao Cidade Amiga da Mulher, o poder local demonstra sua priorização e preocupação com as questões que envolvem o cotidiano das mulheres. Em cada região, as necessidades das mulheres pode ter peculiaridades distintas, mas que devem sempre ser alvo de enfrentamento do governo municipal e do estadual”, salientou Maria Helena.
Participam do evento representações de Rosário, Quarai, Santana do Livramento, São Gabriel, Dom Pedrito, Manoel Viana, Alegrete e Uruguaiana.
(Sema-RS, 26/06/2009)