A prefeitura divulgou a lista dos 91 locais de votação da Consulta Popular sobre a antiga área do Estaleiro Só. Segundo o vice-prefeito, José Fortunati, que coordena o processo, os locais estão em avaliação pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
"A publicação dos locais depende das tratativas com o TRE e com o próprio local de votação para observar as condições estruturais para a realização da consulta no dia 23 de agosto", destacou Fortunati. Após a apresentação dos 91 locais de votação, foi explicado o acréscimo de mais 30 urnas, totalizando 330, que serão colocadas em locais com maior fluxo de pessoas que residem em bairros diretamente vinculados à orla do Guaíba.
Além disso, foi definida a ordem das opções que irão constar nas telas das urnas eletrônicas. No sorteio realizado, a alternativa “não” estará antes do “sim” para a pergunta: “além da atividade comercial - já autorizada - também devem ser permitidas edificações residenciais na área da orla do Guaíba, onde se localiza o antigo Estaleiro Só?”.
Segundo Fortunati, a partir do início da próxima semana os locais de votação confirmados estarão no site da prefeitura. A população também receberá, juntamente com a conta de água, material informativo explicando todo o processo de votação. “Cumprimos com todas as etapas operacionais, com a maior transparência no processo, respeitando a lei. A partir de agora, os cidadãos começam a se movimentar, entendendo a importância que tem a sua participação no debate e nas decisões da cidade”, disse.
(Prefeitura Municipal de Porto Alegre, 26/06/2009)