Da verba emergencial de R$ 18,5 milhões liberada pela União para recuperação das áreas atingidas pela enxurrada de janeiro em Pelotas, R$ 5,5 milhões serão destinados à pavimentação das vias públicas. As obras de recapeamento asfáltico de 50 ruas e de 22 travessas do município terão início nesta segunda-feira (29/06), dois meses e meio após as negociações entre a prefeitura e o governo federal.
As empreitadas beneficiarão as localidades de Bom Jesus, regiões da Cerquinha e Fraget (Fragata), Gottuzo, Guabiroba, Navegantes, Santa Terezinha e Simões Lopes. Algumas vias são estratégicas para o fluxo de carros e de ônibus, como a avenida Pinheiro Machado, as ruas Professor Mario Peiruque e Doutor Carlos Augusto Assumpção.
O montante liberado ainda possibilitará a reedificação de casas, a reconstrução de pontes nos meios rural e urbano e a drenagem em pontos críticos da cidade. As informações foram reveladas pelo coordenador da Unidade Gerenciadora de Projetos (UGP) da prefeitura, Jair Seidel, a quem o prefeito designou as tarefas de planejamento, execução e fiscalização das ações. De acordo com Seidel, todas as operações programadas durante o estado de emergência, decretado pela administração pública, resultam do plano de trabalho desenvolvido pela UGP e do projeto técnico elaborado pela Secretaria Municipal de Obras (SMO).
Conforme o coordenador da UGP, o depósito da verba, efetuado pela Secretaria Nacional de Defesa Civil do Ministério da Integração Nacional, viabiliza a continuidade da política pública de qualificação do sistema viário, tanto na área central, quanto nos bairros e nas vilas.
(Por Luciara Schneid, Correio do Povo, 28/06/2009)