O líder do governo na Câmara Municipal, Valter Nagelstein, fez um apelo ao secretário do Meio Ambiente, vereador Professor Garcia, para que apresse a votação do Projeto de Revitalização do Cais do Porto pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente (Comam). “A votação, que deveria ter acontecido nesta quinta-feira (25), foi adiada após manobras regimentais de conselheiros avessos aos avanços do projeto”, diz a nota emitida pela assessoria de imprensa do vereador.
Se não for atendido, Nagelstein pretende recorrer ao prefeito José Fogaça para que o projeto seja enviado para a Câmara Municipal, “independentemente da avaliação do Comam”. Assim que o projeto chegar ao Legislativo, Nagelstein irá propor regime de urgência à matéria.
“O Rio Grande, e Porto Alegre em especial, tem perdido oportunidades por falta de capacidade de construir consensos. Ora, se o consenso não é possível, vamos exercer outra faculdade da democracia, o direito de maioria. Não desejo passar mais 30 anos discutindo esse assunto, perder mais essa oportunidade. Desejo sim ver no Cais Mauá a mesma maravilha que já vi em tantos outros lugares do mundo. No dia que a obra estiver pronta as pessoas hão de se perguntar: mas por que eles eram contra?”, diz o vereador na nota distribuída à imprensa.
(Jornal JÁ, 29/06/2009)