O Núcleo de Desenvolvimento Social e Econômico (Nudese), vinculado à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, da Universidade Federal do Rio Grande (Furg), realizou, ontem, a distribuição de sementes para famílias de produtores em São José do Norte, às 9h, na Casa dos Conselhos. Na quarta-feira, foram distribuídas sementes para os produtores do Rio Grande. As distribuições beneficiam produtores envolvidos no projeto de extensão Agricultura Ecológica Urbana e Periurbana (Aeup), na Aglomeração Urbana do Sul. O projeto é executado nos municípios do Rio Grande e São José do Norte, em parceria com o governo federal pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).
As sementes serão plantadas por famílias de agricultores que já trabalham com agroecologia, associações, cooperativas e escolas. Responsável pelas ações de campo em Agroecologia do Aeup, Paulo Costa, explica que “o projeto se preocupa principalmente com a segurança alimentar e o combate à fome, através da produção e comercialização de alimentos saudáveis, melhorando a qualidade de vida de quem produz e de quem consome”.
Com o Aeup, o Nudese visa ao fortalecimento da produção agroecológica e atua com ênfase na comercialização. A ampliação dos pontos já existentes e a implantação de um Centro Regional de Agricultura Ecológica, espaço hoje inexistente, mas fundamental para o avanço da produção orgânica e/ou ecológica, também são resultados previstos. A reflexão sobre tais atividades e a sustentabilidade também ganham espaço no Nudese, que conta com um grupo multidisciplinar, formado por alunos, professores e servidores da Furg, além de colaboradores de outras instituições públicas e organizações não-governamentais.
O objetivo do Nudese é o fomento da economia solidária. Por meio de diversas iniciativas e projetos, busca a geração de trabalho e renda, deparando-se com o desafio de integração entre ensino, pesquisa e extensão, junto a grupos que desejam experimentar a autogestão e o cooperativismo, de âmbito local e regional, desde a década de 1990. É coordenado pela servidora Lucia Nobre e pela professora Luciana Schimidt. O projeto Aeup conta com a coordenação do professor Eder Dion de Paula Costa e Antonio Soler.
(Jornal Agora, 26/06/2009)