O presidente da Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), Marcus Vinícius de Almeida, defendeu na tarde desta quinta-feira (25) o estabelecimento de políticas públicas que vitalizem o meio ambiente, levando em conta a autonomia dos estados e a situação dos produtores rurais.
A manifestação foi feita durante audiência pública conjunta das comissões de Economia, Agricultura e Meio Ambiente no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa. “Não podemos tratar da mesma forma estados como o Mato Grosso, o Amazonas, o Rio Grande do Sul e Santa Catarina”, disse.
“Precisamos garantir a autonomia que a Constituição brasileira já deu aos municípios e aos estados de se organizarem e trabalharem de acordo com as suas atribuições e os seus direitos”. Segundo ele, a Famurs é favorável às áreas de reserva legal, “mas luta para que todos os produtores rurais sejam compensados pelos tratos de manejo com a agricultura, com o meio ambiente e, principalmente com os seus recursos hídricos”.
(Por Marinella Peruzzo, edição de Jussara Marchand, AL-RS, 25/06/2009)