O evento aconteceu nesta terça (23/06), no Salão Camilo Moreira, da prefeitura de Bagé, e contou com a participação de representantes dos setores público e privado, lideranças comunitárias e entidades envolvidas com o debate sobre a preservação ambiental. Conforme o secretário Alexandro Melo, o Fórum é composto por um terço de representantes das lideranças da comunidade, um terço pelo poder público e um terço por representantes da sociedade civil. Ele ressalta que serão elaborados uma metodologia de trabalho e um cronograma de atividades da agenda até o final do ano. “O Fórum está bem representativo na sua composição, com participantes de todos os segmentos da sociedade. É um momento de pensar o planejamento ambiental com participação popular”, ressaltou.
Para Luís Henrique Pacheco Correa, presidente do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente, esta é uma maneira de desenvolver o trabalho, levando em consideração as demandas da sociedade. “O objetivo é construir políticas públicas conforme as necessidades da comunidade, com base naquilo que as pessoas sentem nas vilas e bairros”, afirmou.
“Conscientização é o melhor caminho”, disse o presidente da Cooperativa dos Separadores de Resíduos Sólidos Rainha da Fronteira, Rodrigo Lima Etcheverria. Para ele, a educação sempre é a melhor maneira de solucionar os problemas, principalmente aqueles que se caracterizam como anseios da comunidade.
(Jornal Minuano, 24/06/2009)