O Grupo de Escoteiros Tupinambás, de Erechim, com sua tropa sênior de 20 integrantes, é o mais novo parceiro do projeto de revitalização dos rios de Erechim, executado pela ONG Eloverde, em parceria com a 2ª Vara de Execuções Criminais e o Ministério Público. Os escoteiros serão voluntários no trabalho de educação ambiental e participarão especialmente da etapa que contempla o rio Suzana, além das ações desempenhadas no ambiente urbano.
Uma das atividades previstas no rio Suzana refere-se a uso, coleta e devolução das embalagens de agrotóxicos. As outras duas são tratamento do lixo e cuidados no uso de equipamentos de proteção individual nas tarefas do meio rural. Todas as ações estão ligadas ao projeto de revitalização por tratar de segurança, poluição e lixo. Segundo a presidente da ONG Eloverde, Rosane Peluso, os escoteiros orientarão agricultores que vivem nas proximidades do Suzana para que ajudem na limpeza e preservação das águas.
O plano de revitalização está na fase de planejamento e na formação da rede de parceiros. Além do Judiciário e do MP, apoiam a iniciativa Polícia Ambiental, BM, bombeiros, trilheiros, jipeiros, prefeitura, CTG Recanto dos Tauras e, agora, os escoteiros. A partir desta semana, haverá visita a empresas para expor o projeto. O objetivo final é despoluir os rios Suzana, Tigre e Dourado, que nascem em Erechim e juntos somam 84 km de extensão. A fase efetiva do projeto, lançado em março, será em setembro, com mutirões de limpeza nos fins de semana. Prevê ainda mapeamento do cenário dos mananciais e educação ambiental.
(Correio do Povo, 24/06/2009)