Após o encaminhamento da Carta de Sugestões pelo deputado Coffy, governadora Yeda Crusius reafirma que dará segurança ao produtor sobre o tema da Reserva Legal. Comissão de Representação Externa entregou, nesta terça-feira (23/06), à governadora Yeda Cruisius, Carta de Recomendações e sugestões para solução da Reserva Legal no Estado.
O documento foi extraído de inúmeras reuniões e fruto do grande seminário, presidido pelo deputado Coffy Rodrigues (PSDB), que aconteceu na última sexta-feira (19), em Esteio, em parceira com o Grupo Bandeirantes de Comunicação. A governadora Yeda Crusius acolheu os documentos e afirmou que dará toda a segurança jurídica e legal, segundo ela, para manter a história de pioneirismo e cuidado com a sustentabilidade do Estado. “Dada a insegurança que vivemos, o governo deve sim se manifestar enquanto este debate não for concluído, precisamos dar esta segurança do que se pode ou não fazer aos gaúchos”, reafirmou Yeda.
O coordenador da comissão, deputado Coffy, ressaltou que durante os 30 dias foram ouvidos todos os segmentos sociais. “A intenção do grande seminário foi formular esta carta que está sendo entregue. Queremos alcançar um entendimento e solucionar o problema no Estado”.
A carta traz sugestões como suspensão imediata dos decretos 6.514 e 6.686, que trazem punições pesadas para as atividades rurais, revisão e ou/criação de um novo Código Florestal Federal, substituindo as Leis Estaduais 9.519/92 (Código Florestal Estadual) e 11.520/2000 (Código do Meio Ambiente Estadual), principalmente no que se refere à delimitação das APP´s (Áreas de Preservação Permanentes), e Reserva Legal. Participaram da audiência, os deputados Nelson Härter (PMDB) e Jerônimo Goergen (PP) e o secretário estadual do Meio Ambiente, Berfran Rosado.
(Por Natália Gonçalves, Agência de Notícias AL-RS, 24/06/2009)