As duas usinas termoelétricas que a empresa Geranorte está instalando no município de Miranda do Norte (MA), investimentos estimados em R$ 440 milhões, deverão iniciar suas operações em dezembro deste ano. Semana passada, a empresa encaminhou à Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) pedido de licença de operação. A UTE Geranorte, instalada numa área de 88 hectares, onde ocupará 8,4 hectares, e localizada próximo a uma subestação da Eletronorte, abrange duas plantas gêmeas (Geramar I e Geramar II), que terão capacidade, cada uma, para gerar 165 MW de energia, quando entrarem em operação.
Segundo o diretor de implantação da Geranorte, Wilson Roberto de Melo, a construção das plantas é de responsabilidade do grupo filandês Wärtsilä, que atua na geração de energia e propulsão marítima. São projetos modulares que podem ser encontrados em países como Espanha, Suécia e África do Sul. O engenheiro Wilson de Melo explicou que cada usina terá 19 grupos geradores 20V32, que utilizarão como combustível óleo pesado de alta viscosidade, importado ou produzido no Brasil, a ser fornecido pela Petrobras.
O fornecimento da energia produzida pelas duas termoelétricas terá início a partir de 1º de janeiro de 2010, conforme previsto no leilão realizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), e já tem 24 empresas compradoras. No pico da obra, a estimativa de ocupação de 1.000 trabalhadores, sendo 25% da mão-de-obra utilizada oriunda do próprio município de Miranda do Norte. Segundo a Geranorte, quando as usinas estiverem operando, irão gerar 70 empregos diretos, sendo que metade das vagas será destinada a maranhenses.
Na perspectiva da Geranorte, a usina termoelétrica dará mais visibilidade ao município de Miranda do Norte, ao mesmo tempo em que poderá atrair mais investidores para a região, uma vez que o fornecimento de energia será estratégico para projetos industriais. Outro aspecto positivo é o impacto no setor de comércio e serviços (hotelaria, alimentação, transporte, etc).
Consórcio
A Geranorte é resultado de um consórcio de empresas formado pela Equatorial Energia (25%), Fundo de Investimentos em Participações Brasil Energia (25%) e GNP (50%), esta última composta pela Servtec e Companhia Ligna de Investimentos. A Equatorial é controladora da Companhia Energética do Maranhão (Cemar). A autorização para a Geranorte construir as duas térmicas no Maranhão ocorreu em julho do ano passado no leilão de energia nova A-3, realizado pela Aneel.
Empresas que comprarão energia da Geranorte
- AES Sul Distribuidora Gaúcha de Energia S.A. - Aessul
- Ampla Energia e Serviços S.A. - Ampla
- Companhia Energética de Alagoas - Ceal
- Companhia Energética de Brasília - Ceb
- Companhia Estadual de Energia Elétrica - Ceee
- Centrais Elétricas de Santa Catarina S.A. - Celesc
- Companhia Energética de Goiás – Celg
- Centrais Elétricas do Pará S.A. - Celpa
- Companhia Energética de Pernambuco - Celpe
- Companhia Energética de Minas Gerais - Cemig
- Companhia Energética do Piauí - Cepisa
- Companhia Energética do Ceará - Coelce
- Elektro Eletricidade e Serviços S.A. - Elektro
- Eletropaulo Metropolitana Eletricidade de São Paulo S.A - Eletropaulo
- Empresa Energética do Mato Grosso do Sul S.A. - Enersul
- Espírito Santo Centrais Elétricas S.A. - Escelsa
- Light Serviços de Eletricidade S.A. - Light
- Companhia Piratininga de Força e Luz - Piratininga
- Rio Grande Energia S.A. - RGE
- CPFL – Santa Cruz
- CPFL Paulista
- Cataguases
- CELB
- Energipe
O que é uma Usina Termoelétrica?
Chamam-se termoelétricas porque são constituídas de uma parte térmica, que são motores semelhantes aos dos caminhões (mas muito maiores) e outra elétrica (gerador elétrico), onde se produz a eletricidade. Uma usina termoelétrica pode ser definida como um conjunto de obras e equipamentos cuja finalidade é a geração de energia elétrica, por meio de um processo no qual basicamente o motor é utilizado para girar um eixo e esse eixo é acoplado a um gerador de energia que transforma a energia cinética do giro em energia elétrica.
O que é a Geranorte?
A Geranorte é um empreendimento de geração de energia com capacidade de 330 MW, composto de dois módulos com 19 motores, totalizando 38 equipamentos Wärtisilä 20V32. A Geranorte fará parte do Sistema Interligado Nacional.
(Por Ribamar Cunha, Mirante / Fórum Carajás, 23/06/2009)